Rolamentos lineares

Eles são usados ​​para direcionar o movimento das partes móveis em linha reta. Também são chamadas de guias lineares e estão disponíveis em dois formatos básicos: redondo e retangular.

Os rolamentos radiais têm ângulos de contato inferiores a 45°, enquanto os rolamentos axiais têm ângulos de contato superiores a 45°. O tipo de rolamento é determinado pelo ângulo de contato entre o rolamento e o eixo: os rolamentos radiais possuem ângulos de contato inferiores a 45°, enquanto os rolamentos axiais possuem ângulos de contato superiores a 45°.

https://www.rpmdobrasil.com.br/categorias/43-rolamentos

Rolamentos radiais – Eles têm a capacidade de suportar cargas aplicadas perpendicularmente ao eixo. Eles também podem suportar algumas cargas axiais em uma ou duas direções, dependendo da configuração. Os rolamentos radiais são montados perpendicularmente à linha axial do eixo e são chamados de rolamentos radiais. Frequentemente, os mancais lisos (também conhecidos como mancais de eixo) são empregados como mancais radiais devido à sua simplicidade.

Rolamentos de impulso – Ao contrário dos rolamentos de esferas, os rolamentos axiais suportam cargas perpendiculares ao seu eixo de rotação e, como tal, são projetados para suportar forças na mesma direção do eixo (cargas axiais). 

O projeto desses rolamentos permite que eles suportem cargas axiais puras em uma ou duas direções, bem como algumas cargas radiais quando necessário. Porém, diferentemente dos rolamentos radiais, eles não são capazes de suportar velocidades extremamente altas, o que limita sua aplicação.